" ". BÅNQÛÏÑHØ ÐÅ VÏØLËT: Agosto ...

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Agosto ...


Quem me conhece já sabe sempre odiei o mês de Agosto por vários motivos menos pelo motivo que a maioria odeia (quando odeia): é o mês do cachorro louco! Reconheço coisas boas e ruins que aconteceram num Agosto qualquer. A abolição da escravatura no Reino Unido, o nascimento do Juiz Sérgio Moro e a criação da MTV foram importantes. Mas também num Agosto a Alemanha declara Guerra a Rússia em plena I Guerra Mundial piorando as coisas, anos depois no mesmo Agosto Little Boy e Fat Man (respectivamente, urânio e plutônio, em Hiroshima e Nagasaki) foram lançadas e Enola Gay virou música ¬¬’. Tudo bem que a II Guerra Mundial  acabou nesse Agosto, mas a que preço, não?!  Ganhei duas tias num Agosto e perdi um vô. Agosto é o mês mais frio do inverno aqui e apesar de amar o inverno, odeio passar frio. Nos vestimos com mais elegância, mas como manter a elegância debaixo de camadas e mais camadas de roupa? Fora a touca, cachecol e luvas?! Em Agosto engordamos porque queremos calor a qualquer custo e de qualquer tipo principalmente o humano e que maneira melhor de conseguir isso que não ao redor de uma mesa farta de comidas deliciosas e esfumaçando de tão quente?! Ninguém pensa em como perder as calorias ganhas com o calor rss.

Hoje revendo meus conceitos posso dizer que tenho um profundo ‘ranço’ por Agosto, mas pela primeira vez na vida começo um Agosto com pé direito, com planos, com alegrias, com pé no chão de um caminho já traçado. E em tempos tão difíceis no mundo inteiro onde a humanidade parece estar cada vez mais desumana. Em tempos de crises de todos os tipos: crise política, crise econômica, crise moral e ética, acredito que vale a pena lembrar direto do túnel do tempo de algo muito, mas muito especial que aconteceu num 1º de Agosto de 1982. Há 35 anos Gonzaguinha lançou uma música que virou praticamente um hino, não creio que alguém a desconheça. Eu era pequena, mas lembro de ouvir meus pais ouvindo e hoje compreendo o real valor e importância dessa música que o poeta criou.

Entonces em dias tão cinzas como estes que temos vivido é sempre bom trazer mais luz e esperança porque [...] É a vida, é bonita...E é bonita [...]. Fica a homenagem a Gonzaguinha e sua obra. Fica meu desejo de que seja um Agosto que me faça mudar de opinião definitivamente.


O que é o que é

Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita
Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
E a vida
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!
E a vida
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão
Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo
Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor
Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser
Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita
Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita.
<3




Nenhum comentário :